RENATA MUGGIATI É UMA ATLETA BODY FITNESS DO TIME DO FAMOSO WALDEMAR GUIMARÃES E A PERSONAL TRAINER FALA PARA A MD LATINO SOBRE SUA CARREIRA E COMPETIÇÕES

     

    POR Kleber Caramello, MD Latino Brasil equipe

    AONDE VOCÊ MORA, IDADE, E UM BREVE RELATO DE QUANDO COMEÇOU A FAZER MUSCULAÇÃO E A COMPETIR NO CULTURISMO (CATEGORIA BODY FITNESS)?

    Moro no Sul do Brasil, mais especificamente na cidade de Curitiba, no Paraná. Sou formada em Educação Física e atuo como personal trainer.

    Minha relação com os esportes  existe desde a infancia, mas era somente com a visão de diversao. Aos 17 anos, resolvi me matricular em uma academia de ginástica e a praticar a musculação, para dar formas ao meu corpo, pois era muito magrinha, com 51 kg. Ao passar dos anos e com os resultados que ia notando em meu corpo, fui cada vez mais pegando gosto pelos treinos que terminei a faculdade de Turismo e ingressei na de Educação Física, aonde me formei como Bacharel e hoje atuo como personal trainer. Passaram-se alguns anos e no  ano de 2011, estreei na categoria Body Fitness no Campeonato Brasileiro da IFBB, conquistando o 6 lugar. Não foi uma ótima colocação mas serviu como incentivo para essa minha preparação atual, a qual eu e meu treinador estamos focando em meus pontos fracos e positivando ainda mais os fortes.

    QUEM FOI O SEU MAIOR INCENTIVADOR A COMEÇAR A COMPETIR, E QUEM LHE INCENTIVA AGORA? TEM ALGUMA ESPÉCIE DE PATROCINADOR? AINDA É TREINADA POR WALDEMAR GUIMARÃES? QUAL A SUA RELAÇÃO COM ESTE GRANDE PROFISSIONAL?

    A idéia de competir não partiu da minha pessoa, e sim do meu  treinador , o professor Waldemar Guimarães. Conheci ele ha mais ou menos 8/9anos, quando ele na época namorava uma super amiga minha, a Nadja. Essa minha amiga me apresentou a ele e com o passar da amizade ele sempre foi falando que eu levava jeito e tinha uma otima estrutura para a categoria Body Fitness. Mas eu muitas vezes dava risada e falava que nao estava preparada para o mesmo. Dai um dia, acordei me  sentindo preparada para enfrentar a rotina de treinos e me dedicar a tudo que iria fazer parte dessa preparação., dessa nova vida.Pois quem conhece o professor Waldemar, sabe que seus treinos e diretrizes sao muito intensos e de uma seriedade nata.

    Minha relação com o professor Waldemar Guimaráes é excelente, além de um otimo tecnico ele é um amigão, conversamos sobre tudo , posso dizer que ele é como um 2 pai, sempre muito respeitoso, atencioso e preocupado. Adoro quando passo o dia inteiro na companhia dele e da esposa, a Fran Adri, os dois me deixam super a vontade e damos boas risadas juntos! Vou leva-los para a vida toda no meu coração!!!

    Atualmente além de meu treinador tenho meu namorado e todos meus amigos(as) me incentivando, todos me ajudam e me motivam da maneira de cada um, o que não poderia ser melhor. Mas ainda estou a espera de alguma empresa de suplementos alimentares para me auxiliar  nas próximas preparações, Pois só nós sabemos o que gastamos com suplementação.

    QUAIS SEUS MAIORES TÍTULOS? EM QUAIS CATEGORIAS? QUAIS SÃO AS SUAS METAS EM UM FUTURO PRÓXIMO COMO ATLETA? VOCÊ PENSA EM TER UM PRO CARD E COMPETIR PROFISSIONALMENTE?

    Esse ano pretendo melhorar a minha colocação, essa é minha meta como atleta. Estou muito feliz com os resultados obtidos em meu corpo, pois so eu sei o que faço e preciso fazer para melhora-lo. Então, como disse, a meta é tambem estar sempre progredindo!

    Competir profissionalmente é um sonho para todas, espero alcançar também, estou me dedicando ao máximo a cada dia.

    PODE DETALHAR COMO É FEITO E DIVIDIDO O SEU TREINO? COMO É A SUA DIETA FORA DE COMPETIÇÃO?

    Meu treino é no Método Intensidade Total, criado por meu treinador. Apartir do momento aonde comecei a utiliza-lo foi aonde obtive o maior progresso no meu desenvolvimento muscular.

    O treino é dividido em 4 :

    MMA- Pernas (enfase em anterior) + Panturrilhas

    MMB- Dorsal + Triceps + Abdomen

    MMC- Pernas( enfase em posterior) + Panturrilhas

    MMD- Peitoral + Deltóides+ Bíceps+ Abdomen

    Estou em dieta o ano inteiro, ela é dividida como é na maioria dos atletas, fase OFF season e PRE contest, o que varia são as quantidades de nutrientes pois os ingredientes são basicamente os mesmos.

    Utilizo bastante legumes, verduras e frutas. Carboidratos provenientes de arroz integral, batata doce e massa integral. Proteínas de carnes magras. Gorduras boas como azeite de oliva e omega 6.

    QUERO A SUA OPINIÃO NUA E CRUA SOBRE OS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO E SOBRE O NOVO PADRÃO DE CORPO DA CATEGORIA BODY FITNESS? ACHA QUE ESTA CATEGORIA VAI CONTRA O BIÓTIPO DA MULHER BRASILEIRA?

    Acho que no Brasil o critério de julgamento não é o mesmo que nos campeonatos Internacionais, sinceramente não sei o motivo, pois isso facilitaria o trabalho para a própria arbitragem e traria mais seriedade e respeito para a Federação.

    VOCÊ COMO PERSONAL TRAINER EM UMA FAMOSA REDE DE ACADEMIAS É MUITO MAIS SOLICITADA QUE AS SUAS COLEGAS DE PROFISSÃO POR ESTAR SEMPRE EM PLENA FORMA OU AS ALUNAS ACHAM EXAGERADO O SEU VOLUME E GRAU DE DEFINIÇÃO?

    Particularmente acho que um corpo saudável e treinado é um ótimo cartão de visitas, logicamente que a inteligênciadeve caminhar junto. Sem contar que é uma ótima fonte de inspiração e motivação para as alunas.

    QUEM É OU SÃO SEUS MAIORES ÍDOLOS (AS) NO ESPORTE E SUAS MAIORES REFERENCIAM NACIONAIS E INTERNACIONAIS?

    Sou grande fan das brasileira Luciane Vieira, Larissa Reis, Maria Rita Penteado e da americana Nicole Wilkins.

    RENATA MUGGIATI INFOS E LINKS:

    EMAIL: [email protected]

    FACEBOOK: https://www.facebook.com/RenataMuggiati

    TWITTER: https://twitter.com/#!/RenataMuggiati

    SITE: https://musclemassablog.site.br.com/?p=16388