TREINADOR DE CAMPEÕES

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POR Hany RambodOuvi dizer que ha dois métodos principais de produção de BCAAs. Você poderia me explicar o que são e se tem um método considerado melhor do que o outro?

 

Os aminoácidos de cadeia ramificada são a leucina, isoleucina e valina. A maioria dos fisiculturistas os usam mas não têm ideia de como são feitos. Há duas fontes de BCAAs: fonte animal e a fermentação. Vou explicar brevemente as diferenças. A maioria dos BCAAs são derivados de fontes animais. Isso parece bem até perceber que as fontes animais usadas são cabelo humano e penas de frango ou patos.

 

São extraídos por meio de um processo similar ao utilizado para fazer a proteína do soro. A fermentação é um proceso que usa bactérias para replicar as matérias-primas, que são os aminoácidos. É muito similar à forma como são fabricados os hormônios de crescimento, a IGF-1 e a insulina.  Apesar de mais caro, prefiro o processo de fermentação.

 

Voltando às fontes animais, de onde vem o cabelo humano? A maior parte vem da China e há boatos que não posso confirmar nem negar de que o cabelo provém de mais de 1,5 milhões de presos desse país. Nos últimos anos, têm sido implementadas provas ao cabelo com métodos mais confiáveis para detecção de drogas ou substâncias como o ópio. Isso se deve ao fato de que os contaminadores ingeridos por uma pessoa permanecem em quantidades ínfimas no cabelo. O mesmo aplica para as penas. O que o pássaro come ou bebe vai deixar resíduos nas penas. Quando você usa BCAAs de fontes animais, esses contaminadores irão transmitir a você.

 

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Oi Hany, você tem uma equipe de atletas com um look seco e marcado. Como consegue ficar assim antes das competições? Quero ficar assim, fiz dieta por 16 de semanas, mas ainda estou inchado.

 

Não ha muito mistério sobre como conseguir um look seco e marcado com bastante separação. Trata-se de controlar a gordura corporal com a dieta. Parece não ter sentido para muitos, mas é comum que os fisiculturistas aumentem o peso de forma indiscriminada quando estão fora de temporada, com igual ou maior proporção de gordura nos músculos. Eles tendem a pensar que tudo vai sumir com a dieta.

 

O problema é que se você perder demais a sua forma não poderá voltar a uma condição adequada com uma dieta de 12-16 semanas. Por exemplo, o atleta que começar com 10% de gordura corporal estará em melhores condições que outro que tenha chegado a 15% ou mais. Como já discutimos anteriormente, se você estiver relativamente magro quando começar a dieta não terá que ser drástico demais para melhorar sua forma.

 

Você mencionou que estava inchado. Com frequência, os fisiculturistas confundem gordura com retenção de líquido. Mas ao mesmo tempo, alguém com maior gordura corporal irá reter mais líquido sob a pele, enquanto que alguém que estiver em melhor condição, não. Os diuréticos são vistos como uma corda salvavidas por alguns atletas para se ver bem durante a época de competições. A questão é que os fluídos não serão seletivamente drenados por baixo da pele o corpo se desfaz do líquido subcutâneo e intracelular.

 
Por querer se ver mais seco, também vai se ver mais plano e liso. Dessa forma, com músculos planos e com pouca fibra você não vai se destacar no evento. Seja mais disciplinado fora de temporada e mantenha sua gordura corporal sob controle para obter um look seco e marcado.

 

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