O CRIADOR DO PRO

 

POR Hany Rambod

Estou fazendo 30 minutos de cardio a uma frequÊncia cardíaca de 150 fora de temporada, nos dias em que não treino. Quando faço o regime para as competições, devo fazer cardio? O que você recomenda em termos de duração, hora, frequência cardíaca e freqüência?

Não posso te fazer uma prescrição sem saber mais sobre você. O mais importante é com quanta gordura corporal está começando, e quão lento ou rápido é o seu metabolismo. Já vi muitos atletas que permanecem bem magros durante o ano e que só precisam fazer 3 sessões de30 minutos de cardio de baixo intervalo para estar em condições para competir. Por outro lado, qualquer pessoa jovem com uma porcentagem de gordura corporal irá requerer maior freqüência, duração por sessão e intensidade para se desfazer da gordura intramuscular profunda que tem acumulada. Quanto maior o tempo que você tiver essa gordura, mais profunda ela estará. Você vai precisar fazer 2 sessões de 1 hora por dia, seis ou sete vezes por semana, para ficar tão magro quanto você precisar.

Não recomendo que você se exceda uma hora por sessão de cardio, porque aí você corre o risco de perder tecido muscular. Prefiro um cardio de estilo intervalo, no qual você alterna breves períodos de corrida ou intensidade muito alta, com o dobro de tempo a uma intensidade mais moderada para se recuperar e poder repetir. Também devo lembrar a você que se a sua dieta não estiver em ordem, nem o melhor regime de cardio irá queimar essa gordura que você quer.

Meus respeitos! Você tem transformado e renovado alguns dos melhores fisiculturistas do mundo. Quais são os melhores exercícios para deltóides laterais, além dos levantamentos laterais, para fazer com que eles estourem e te dêem essA moldura larga?

A remada alta é um bom exercício para os deltóides laterais, mas inevitavelmente também desenvolvem muito os trapézios. Só o levantamento lateral realmente isola as cabeças mediais do seus deltóides. O que muitos fisiculturistas esquecem são as diferentes variações dos levantamentos laterais. Em adição ao levantamento padrão, no qual você fica em pé e levanta os dois braços simultaneamente, também há a versão sentado, laterais com um halter inclinando-se separadamente de um suporte vertical para melhor alongamento no final, cabo lateral atrás do pescoço, e a máquina lateral sentada ou em pé. Rote entre essas variações  para dar a seus deltóides diferentes fontes de estimulação. Também, com qualquer tipo de halter assegure-se de rotar suas mãos e que seu polegar aponte em um ângulo em direção ao chão até o topo de cada repetição. O mesmo movimento que faz quando serve água de uma jarra.