NORBOLETONA

 

A farmacologia é o estudo das drogas e seus efeitos. A farmacologia anabólica é o estudo das drogas que têm efeitos que promovem o crescimento dos músculos.

Essa coluna explorará a farmacologia anabólica fazendo um perfil de diferentes drogas anabólicas e seus efeitos em cada edição da revista. O foco de discussão nessa oportunidade será o esteroide anabólico-androgênico, norboletona…

POR Seth Roberts

A norboletona é um esteróide muito similar ao Nilevar, mas ao invés de ter o metil na posição C-18, tem um grupo etílico nesta localização. A norboletona se enlaça significativamente ao receptor de progesterona, mas a adição do grupo etílico no C-18 aumenta a alta atividade progestacional do nivelar fazendo da norboletona um forte enlace do receptor de progesterona.

A norboletona é um pouco mais tóxica no fígado que o Nilevar.1 Geralmente o Etilação C17 (C-17 Ethylation) é menos tóxico que o Metilação ( C-17 Methylation)mas a presença de dois grupos etílicos na norboletona parece aumentar sua toxicidade hepática.

A norboletona provavelmente experimenta uma redução de 5-alfa a uma atividade menor de metabolitos nos tecidos de DHT e se aromatiza em pequenas quantidades a derivados de estrógenos. O radio anabólico e androgênico desse esteroide é favorável e sugere que a norboletona é significativamente mais forte que o Nilevar em seus efeitos anabólicos e androgênicos. De fato, a norboletona é oito vezes mais anabólico e três vezes mais androgênico do que a noretandrolona.

A norboletona foi desenvolvida pela Wyeth sob o nome comercial Genabol e foi usada em pesquisas com crianças raquíticas a doses de 2,5 miligramas por dia, 2,3, mas nunca foi comercializada. Começou a ser utilizada por atletas há pouco tempo devido a sua baixa detectabilidade. Quando seu uso foi descoberto, a norboletona era usada como ponto de partida para desenvolver TGH (tetrahidrogestrinona).

A norboletona oferece resultados similares aos da nandrolona, tais como inchaço, aumento da massa e força. Com seu uso podese apresentar a supressão dos níveis naturais de testosterona. Assim como com outros 19 não esteróides, problemas como a calvície e alargamento da próstata não são tão comuns devido à conversão de derivados 5-alfa menos potentes.

burneika NORBOLETONA

mmdd1 NORBOLETONA

REFERÊNCIAS:

-Bassan H, Kendler J, Harinasuta U, Zimmerman HJ. Effects of an anabolic steroid (Norbolethone) on the function of the isolated perfused rat liver. Biochem Pharmacol 1971; Jul 20 (7): 1429-35.

-Gogate AN: Ef_ cacy of norbolhetone in stimulating linear growth in stunted children. Curr Ther Res Clin Exp 1970; Jun 12 (6): 323-32.