MAIS MÚSCULOS E MENOS GORDURA? CONHEÇA A L-GLUTAMINA (2)

 

Pelo: Nutrólogo Ricardo Sanchez

Diretor da “Nutrition & Training System”. Graduado em Nutrição, Especialista em Nutrição Esportiva e Estética Corporal. Personal Trainer certificado UIA, NSCA, UAM, SCU. Ced. Prof. 5249805. Tlf: 5803-9266/ Twitter:@nts_clinic

Fases de corte, perda de gordura e esgotamento

Lembremos que uma fase de corte ou esgotamento do nosso sistema imunológico está mais comprometido pela falta de combustível como carboidratos; nosso tecido muscular é mais susceptível a se perder pela carência energética. Aqui vou mostrar alguns suplementos com os quais a glutamina se dá bem nestes períodos:

– Proteína: 2 a 4 gramas por kg de peso corporal (dependendo do sexo, tamanho, uso de medicamentos que fixam o nitrogênio, nível de treinamento, entre outras variáveis)

– Antioxidantes: como vitamina C, E, chá verde, zinco, magnésio

– Complexo B

– Proteína isolada do soro do leite

– Termogênicos com e sem efedrina

– Precursores da produção de óxido nítrico

– BCAAS

– Você pode usar uma dose não superior a 25 gramas diárias (dividida em três vezes:  em jejum, durante e/ou depois de treinar e antes de dormir)

Para fortalecer o sistema imune

Lembremos que as células do nosso sistema imunológico se alimentam de glutamina, para torná-las fortes lhe recomendo os seguintes suplementos:

– Proteína: 1 a 2 gramas por kg de peso corporal

– Ácidos graxos Ômega 3

– Antioxidantes como vitamina C, E, chá verde, branco, silybum

– Complexo B

– Proteína de soro do leite para aumentar os níveis de glutationa

– Equinácea roxa. Você pode usar uma dose não superior a 15 gramas diárias em três tomas (comentário igual ao acima) em jejum, ao meio dia e antes de dormir

Quem pode tomar L-Glutamina?

Não é necessário ser competidor de fisiculturismo para aproveitar as bondades deste suplemento, se for mulher e pensa em manter o tamanho de suas pernas ou aumentá-las, pode tomar. Se for homem, e está a procura de um corpo atlético, você deveria pensar seriamente em incluí-lo, e se você for um atleta avançado que busca minimizar as perdas de músculo e aumentar a fixação de nitrogênio, não é demais recomendá-lo, quase qualquer pessoa que pratique a musculação ou o exercício contra resistências pode usá-lo.

Marcas recomendáveis

É importante ressaltar que só recomendo as marcas de Glutamina que eu ou meus clientes já usamos em nossos programas de suplementação esportiva com bons resultados, e nos diversos objetivos antes mencionados.

–      Gluta Lean da Labrada Nutricion®

–      Glutamina em pó da Dynamize®

–      Cell-Mass evolution series®, esse produto contém outros ingredientes altamente anabólicos como a creatina, nitrato de creatina, beta alanina, BCAAS e agentes insulino- miméticos que fazem dele uma excelente opção para o período de pós-treinamento.

As proteínas do soro do leite, caseína e misturas vêem adicionadas com glutamina e precursores, por isso é uma boa idéia que você as consuma ou inclua em períodos importantes do seu dia, pode ser no café da manhã ao iniciar o dia, antes e depois do treino, e recomendo a caseína, por seu tempo de digestão, antes de dormir.

Para vocês verem resultados sempre, não se esqueçam de levar um adequado plano de treinamento que rompa o maior número de fibras musculares, uma ótima nutrição que aporte os nutrientes anabólicos necessários e, é claro, incluam esse aminoácido amigo do crescimento e inimigo da destruição muscular. Não percam a MD Latino, em cada edição encontrarão a melhor informação.

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