JAIR GOMES, SUA ROTINA PARA PEITO

208

 

POR Israel Rodríguez

 COMO VOCÊ SE INICIOU NO FISICULTURISMO E DEPOIS NO STRONGMAN?

Iniciei no fisiculturismo aos 20 anos na categoria Junior, isso em 1995. Obtive as vitórias estreantes e não agüentei fazer a dieta por muito tempo, pois apesar de treinar desde os 13 anos tudo ali era novo e difícil para mim. Após perder o Mr. rio categoria aberta pesada para um atleta em melhores condições e que teve um investimento infinitamente superior eu me desanimei e fiquei sem competir um tempo. Somente treinando pesado como sempre gostei!

Como treinava muito pesado fui incentivado por alguns amigos a competir powerlift e com um mês de treino fui campeão brasileiro.
Após algumas conquistas no powerlift no ano de 2000 fui selecionado com alguns outros atletas sul-americanos a fazer testes e participar de uma seletiva que aconteceu no RJ do world Strongestman. Dos 8 atletas selecionados eu fui o único q completou os testes (levantar um carro de 1 tonelada, levantar pedras de mais de 150kgs…) e tendo ficado em segundo no campeonato internacional que se realizou na cidade.

Perdi somente para o homem mais forte do mundo na época, o finlandês Jouko Aholla.
Tendo ingressado no strongman obtive os títulos de 3 x o homem mais forte do Brasil e da América Latina e fiquei em terceiro no Grand Prix mundial realizado na Europa no ano de 2002.

SEMPRE CONTOU COM O APOIO DA SUA FAMÍLIA?

Em parte sim… Até eles entenderem meu amor aos esportes foi sempre difícil, mas através de minha mãe, Mara Lucia obtive grande ajuda e por muitos anos financeira, mas o apoio moral sempre foi o mais importante, pois eu a via se esforçando para que eu continuasse no esporte e eu não podia decepcioná-la.

QUAIS ATLETAS FORAM A SUA INSPIRAÇÃO PARA ESCULPIR SEU CORPO?

Ao ver o filme Conan, fiquei chocado com o físico de Arnold! Não acreditava que um ser humano poderia ficar daquele jeito, e procurei me informar melhor sobre como era aquilo. Lembro-me que eu e meus primos achávamos que ele usava algum tipo de roupa para ficar daquele tamanho.

VOCÊ SE DEDICA A OUTRA ATIVIDADE ALÉM DA PROFISSÃO DE FISICULTURISTA E STRONGMAN?

Sim, sou treinado, aqui no Brasil nos chamam de “profissionais da educação física”, mas me considero um treinador onde me esforço para passar toda  teoria e prática que obtive em mais de 22 anos de trabalho com pesos. Fora isso sou garoto propaganda e representante de vendas das linhas Matrix/Monster Matrix de suplementos.

QUAIS SÃO SEUS SUPLEMENTOS E COMO É A SUA ALIMENTAÇÃO ?

Durante o dia uso o 100% Whey Test em algumas refeições.

Para dar uma energia a mais no treino uso o Thermo Monster BCAA  que é um potente termogênico que evita o catabolismo devido a ter incluso na sua composição uma boa dose de BCAA.

Faço cerca de 6 refeições durante o dia só aumentando para 7 ou 8 no dia de treino de pernas.
A refeição mais importante do dia, é após treino onde dou uma atenção super especial.

Geralmente meu shake pós treino é assim:

20 gr glutamina + 60 gr de whey isomax + 60 gr de dextrose + 8 comprimidos de BCAA Matrix 1.2gr .e cerca de 30 min após eu como  + – 200gr de filé de peito de frango + 300 a 400gr de arroz.

Uma hora depois faço mais uma refeição, pois acredito que após um treino bem intenso nosso organismo fica acelerado durante horas, sendo assim tento aproveitar ao máximo a  “janela” que se abre para a absorção dos nutrientes.

O QUE VOCÊ ESTA FAZENDO AGORA?

Estou me dedicando as vendas da fabrica e a elaboração de novos suplementos junto com o proprietário das linhas Matrix/Monster Matrix e amigo Vagner Batista.

Também treino alguns alunos junto com minha esposa Flavia Crisos, que já foi MissUniverso NABBA e também é treinadora.
Juntos acompanhamos alguns alunos e atletas com seus diversos objetivos…Emagrecer, ganhar músculos sem engordar, aumentar a força, condicionamento físico….ou seja,trabalhamos desde o empresário que quer ficar bem fisicamente, a atletas de fisiculturismo e de luta que necessitam de trabalhos específicos.

Hoje um dos meus alunos,Wiliam Santos irá disputar o cinturão do Jungle Fight- o maior evento de MMA da América Latina.

QUAIS SÃO SEUS PLANOS COMO ATLETA E TREINADOR?

Hoje não penso mais em competir e sim em ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos, através da experiência adquirida durante anos como atleta e treinador. Uma das minhas maiores metas é essa e junto a fábrica de suplementos poder ajudar com as verdadeiras necessidades nutricionais de um atleta e não visar somente o lado financeiro que a maioria das empresas usam.

VOCÊ PODE DIVIDIR CONOSCO UMA ROTINA DE EXERCÍCIOS PARA COSTAS, PEITO E ABDOME? TIPO DE EXERCÍCIO, SÉRIES OU SETS E REPETIÇÕES.

Penso que um treino ideal deva ter um exercício básico que você pode colocar um pouco de carga extra, sem comprometer a execução, e outros auxiliares para dar “o shape“.
segue abaixo:

Levantamento terra- 1×10,1×8,1×6,1×4,0u dependendo de como se está no dia tentar uma repetição máxima!;

Barra fixa-3 x do máximo que conseguir;

Pullover Nautilus ou com halteres – 3×10 a 20;

Remada sentado com cabos,ou Hammer – 3×10;

Pulley por trás-1×15,1×10,1×06, Drop set com 60% da carga fazer o máximo que conseguir!

Crucifixo inverso-2×10

Voador inverso-2×10 a 15

DÁ PARA VIVER DO FISICULTURISMO OU DE STRONGMAN?

Não! Pois você até pode ter patrocínios e se manter por alguns anos, mas viver eternamente como atleta, não!
Você consegue trabalhos paralelos aos esportes, como treinador e o que faço hoje com a fábrica, por essa opção de trabalho ficou impossível optar pela vida de atleta para mim. Sempre me dediquei 100% a uma coisa e não consigo ser 99%! Se é que vocês me entendem.

GOSTARIA DE AGRADECER A ALGUÉM?

A minha mãe, Mara, por toda a dedicação e o esforço para que eu me dedicasse ao esporte. A minha esposa, Flavia Crisos, por toda a mudança maravilhosa na minha vida após conhecê-la.

Ao meu amigo e empresário brasileiro Vagner Batista, proprietário da fabrica Advantage Food que fabrica as linhas Matrix e Monster Matrix ,por anos de amizade, confiança e parceria juntos. À empresa Bad Boy por me apoiarem durante anos.

11) ALGUMA COISA QUE GOSTARIA DE ACRESCENTAR?

Treinem sempre seriamente! Se não for desse jeito, reveja seus conceitos, pois você pode estar no esporte errado! Abraços a todos.

jair gomes3

JAIR GOMES2

JAIRG GOMES1