EFEITOS DO RESVERATROL NO METABOLISMO

 

POR Steve Blechman e Thomas Fahey

O resveratrol é um químico encontrado nas uvas e no vinho tinto. Ativa uma proteína chamada sirtuina que melhora a regulação do açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina.

Um estudo da Universidade de Alberta, realizado com ratos, descobriu que os suplementos de resveratrol causam mudanças metabólicas similares ao treinamento da resistência.

Os suplementos melhoraram o metabolismo mitocondrial e promoveram a função cardíaca. Combinar suplementos de resveratrol com treino da resistência causou maiores mudanças na capacidade aeróbica que o exercício por si só.

Outros estudos acharam que o resveratrol evita o dano celular, aumenta o HDL (colesterol bom) e evita a formação de coágulos e inflamação crônica. Estudos com ratos encontraram que este químico aumenta a longevidade, evita o cáncer e as doenças cardiovasculares e melhora a regulação do açúcar em sangue.

O resveratrol tem um poderoso efeito no metabolismo que poderia proteger ao corpo do envelhecimento prematuro. (Journal Physiology, 590:2783-2799, 2012).

md latino EFEITOS DO RESVERATROL NO METABOLISMO