DIURÉTICOS: O TOQUE FINAL (1)

355

 

POR Dan Gwartney M.D.

Quando os campeões estão no palco das competições de elite do fisiculturismo, os espectadores têm a oportunidade de ver uma rara visão da anatomia humana, podem observar uma apresentação das estruturas musculoesqueléticas sem nenhum obstáculo. Os grupos musculares estão hipertrofiados e simétricos, tal como Henry Gray poderia ter previsto quando ilustrou seu icônico livro: Gray´s Anatomy em 1858 (O título original era: Anatomia: descritiva e cirúrgica). Porém, a exposição gráfica e aberta das fibras musculares é possível pela quase absoluta ausência de gordura subcutânea e agua intersticial.

Os fisiculturistas profissionais são especialistas em secar a gordura corporal; dietas, treino e métodos farmacéuticos aperfeiçoaram-se com o passar do tempo, trazendo como resultado dobras cutâneas que medem alguns milímetros (ou menos) de espessura. No entanto, o fisiculturista mais dedicado pode destruir semanas e semanas de sacrifício com a maldição da retenção de líquido.

Aqueles que já presenciaram uma competição de fisiculturismo já viram, sem dúvidas, esse homens desfilando frente ao júri pela manhã com uma vascularidade tão incrível que parecem um mapa das estradas californianas, mas no evento da tarde têm um visual inchado e fofo, como a Violeta Beauregarde do filme Charlie e a fábrica de chocolates.

Em algumas ocasiões acontece o contrário, alguns competidores se apresentam pela manhã mostrando pouca definição, mas quando as luzes aquecem e as sessões de pose progridem aparecem profundas separações dignas do título de campeão, mas desafortunadamente já é tarde demais, pois o júri baseia suas decisões na apresentação das poses obrigatórias e as rotinas individuais.

MD LATINO1

A perda de cada gota de líquido que pode embaçar a definição muscular é um dos aspectos mais desafiantes da preparação para uma competição. Os fisiculturistas devem ter cuidado para não se “aplanar” ou perder vascularidade devido à hipovolemia (baixo fluxo sanguíneo). De fato, muitos competidores sabem que após anos de treinamento, semanas de dieta e horas de pose, a eliminação de líquido é o toque final.

O equilíbrio da água se controla rapidamente por meio de numerosos sistemas regulatórios no organismo. A água é o nutriente mais essencial, necessário para regular os eletrólitos, a pressão sanguínea, a termorregulação e muitos outros processos.

Portanto, há que programar a manipulação do equilibrio de líquido de forma precisa. O espaço para uma aparição perfeita não dura muito mais de 2 ou 3 horas. A recompensa de alcançar um estado perfeito dentro do fisiculturismo é tão grande que muitos competidores estão dispostos a se arrisca- segurem além do extremo da razão. Tragicamente, isso contribuiu com a morte prematura de alguns aspirantes ou grandes fisiculturistas como Andreas Munzer e Mohamed “Momo” Benaziza.

Paul Dillett teve câimbras muito constrangedoras no palco durante o Arnold Classic 94. Foi uma pena que Dillet tenha confiado em uma pessoa sem certificações e sem treinamento formal para injetar-se uma potente dose de Lasix, um dos diuréticos de mais rápida ação disponíveis. Graças a Deus, Dillett sobreviveu e teve uma carreira de sucesso como profissional deste esporte.

MD LATINO BRASIL

EM BREVE VEREMOS OS PROTOCOLOS DE DESIDRATAÇÃO. NÃO RETIRE DE MUSCULAR DEVELOPMENT BRASIL…

MD LATINO BR