CLEMBUTEROL PROVOCA RITMOS CARDÍACOS ANORMAIS

281

 

POR Steve Blechman e Thomas Fahey, EdD

O clembuterol é usado para tratar a asma e é muito popular entre fisiculturistas porque aumenta o crescimento muscular e queima a gordura. É um agonista beta-2, que significa que têm efeitos similares à adrenalina.

É uma droga popular no fisiculturismo porque causa o desenvolvimento da musculatura, queima gordura e estimula os níveis de energia. Constrói músculos ao promover vias de sinalização específicas dentro das células que ativam a síntese de proteínas e modifica a remodelação e reparação muscular.

Diminui a gordura corporal ao se unir com receptores de adrenalina nos adipócitos, que promove a degradação e liberação de gordura. O clembuterol pode ter efeitos negativos no coração e nos vasos sanguíneos.

Um estudo chinês realizado com coelhos mostrou que o clembuterol causa baixa pressão arterial e transtornos do ritmo cardíaco.

Médicos de pronto socorro nos Estados Unidos e outros países já reportaram esses mesmos problemas com humanos. O clembuterol é uma droga potencialmente mortal e os fisiculturistas não deveriam usá-la. (Cardiovascular Toxicology, publicação online de setembro de 2012).

 

md latino