BRUNA MIYAGUI, UM DESTAQUE DE DEDICAÇÃO AO ESPORTE

    278

     

    POR Kleber Caramello, MD Latino Brasil equipe

    Aonde você mora, idade, e um breve relato de quando começou a fazer musculação e a competir no culturismo ? Qual a sua profissão?

    Ola!!.. Sou brasileira, moro em Salvador uma cidade do estado da Bahia. Tenho 29 anos.

    Comecei a praticar musculação no ano de 2002 após o nascimento da minha filha, para retomar a forma física pós-parto e também para ganhar massa, pois eu era muito magra. Em 2009 decidi treinar para fins competitivos visando o Campeonato Estreantes do meu estado.

    Sou estudante de nutrição e proprietária de uma loja de suplementos.

    Quem foi o seu maior incentivador a começar a competir, e quem lhe incentiva agora? Tem alguma espécie de patrocinador? Quem foram seus treinadores?

    Desde o início meu maior incentivador foi meu esposo juntamente com alguns atletas do estado já experientes, inclusive da atleta Vanessa Oliveira, que me apoiou com todo o suporte de sua experiência na categoria. Hoje ele é quem me acompanha de perto organizando e propondo minhas metas.

    Tenho o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SEDESB), que é um órgão de apoio e incentivo ao esporte. A marca Tonni Ghonas, que me veste em meus treinamentos e a loja de suplementos D10 Nutrition.

    Quais seus maiores títulos? Em quais categorias? Quais são as suas metas em um futuro próximo como atleta? Você pensa em ter um pro card e competir profissionalmente?

    Minha categoria é a Bodyfitness/Figure. Minhas maiores metas alcançadas foram as colocações no Arnold Classic Amateur em Ohio 2012 e 2013, onde fiquei no TOP 3 por 2 anos consecutivos.

    Penso em competir profissionalmente sim, para isso tenho batalhado para seguir os critérios que me dão o direito do Pro Card. Espero consegui-lo em breve.

    bruna1

    Pode detalhar como é feito e dividido o seu treino? Relate como é a sua dieta:

    Costumo treinar com pouca carga, treinos intensos e com curto intervalo de descanso.

    Gosto de dividir a musculação em 3 treinos, popularmente chamado de ABC, acrescido de treinamento cardiovascular.

    Por exemplo: Segunda-feira: Costas, tríceps e corrida.

    Terça –feira: Perna, panturrilhas e bicicleta

    Quarta-feira: Peito, ombro e elíptico.

    Quinta, sexta e sábado repetem a ordem dos treinos e domingo descanso.

    Eu costumo manter um percentual de gordura controlado o ano todo, independente do período de competições. No Pre-contest consumo uma quantidade pequena de carboidratos e proteína moderada, frutas, gorduras boas e uma suplementação em vitaminas e minerais.

    Qual a sua opnião sobre as constantes mudanças de critérios de sua categoria ? Você acha que isso lhe prejudicou em alguma competição?

    Então, esse assunto é bem polêmico. Percebo que dependendo da região da competição, há um biótipo logicamente, porém que essa flexibilidade tem sido menos tolerada atualmente pela arbitragem e não seria uma questão de mudança de padrões e sim que independente do padrão físico/local, temos que seguir as exigências da categoria. Nós brasileiras temos uma tendência a ficarmos com mais volume, principalmente em membros inferiores, porém temos que nos adequar ao que é exigido. Eu particularmente não me senti prejudicada.

    Você acredita que em um futuro breve as mulheres vão ser melhores remuneradas no esporte que pratica? Ou pensa que a desvalorização é culpa das próprias atletas que não encaram o esporte como um portão para uma profissão?

    Ainda não consigo ter essa visão em nosso país. Não acredito que seja culpa das atletas mas sim de uma formação cultural, Até porque ainda é inviável viver só do esporte. Nosso país ainda não abre tanto as portas para o fisiculturismo, muitas pessoas nem conhecem, apesar de ser tão interessante e de atrair tanto olhares curiosos e de admiração.

    Quem é ou são seus maiores ídolos (as) no esporte e suas maiores referenciam nacionais e internacionais?

    Admiro muito a Anne Freitas. A Erin Stern com certeza é minha maior referência como atleta.

    bruna2

    bruna3

    ttps://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SUNoCsTaf0g