A MELHOR DROGA PARA A PERDA DE PESO?

273

 

POR Steve Blechman e Thomas Fahey

Mais do 65% dos norteamericanos são obesos ou estão acima do seu peso. 90% recupera o peso perdido em menos de um ano. Claramente a dieta e o exercício não funcionam por si só para manter o peso em longo prazo.

As drogas para a perda de peso também não têm tido muito sucesso. Uma análise de cientistas britânicos a partir de 94 estudos realizados com 25.000 pessoas comparou os efeitos do orlistat, rimonabant e sibutramina na perda de peso em um prazo de três, seis e doze meses. Não houve diferenças na perda de peso com os três produtos.

A perda foi de uns 5 kg em um ano, mas o mesmo foi recuperado rapidamente após deixar de usar o medicamento. A perda de peso foi maior com o uso do medicamento do que com mudanças no estilo de vida com dietas e exercícios.

A Federação de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) retirou do mercado o rinonabant e a sibutramina por efeitos secundários não aceitáveis.

Se os efeitos secundários pudessem ser minimizados, as drogas para a perda de peso poderiam ter lugar no controle do peso em longo prazo. (Obesity Reviews, 13: 483-498,2012).

md latino