A BESTA HOLANDESA

Por Roelly Wimklaar e Sibil “Vovó”  Peeters

OI SIBIL, QUASE TODOS OS DIAS ÀS 9 DA NOITE COMEÇO A SENTIR VONTADE DE COMER, JUSTO ANTES DE DEITAR. ALGUMAS NOITES NEM CONSIGO DORMIR DIREITO DE FOME, E AI ACORDO E VOU COMER, ÀS VEZES, ATÉ DEMAIS. TEM ALGUM SUPLEMENTO OU ALGO QUE VOCÊ POSSA ME RECOMENDAR PARA COMBATER ESSA VONTADE?

            Muitas pessoas têm sucesso usando Hoodia para tirar o apetite. Meus atletas usam niacina simples (Vitamina B3). Funciona muito bem, e me surpreende que muita gente do fisiculturismo ainda não a conheça, pois sentir fome à noite faz com que as dietas sejam horríveis para muitos homens e mulheres. Também há muitos produtos para queimar gordura que podem te ajudar a tirar o apetite, mas muitos deles são estimulantes também.  Tenha cuidado e não os use antes de dormir porque podem tirar seu sono também.

ROELLY, QUANDO VOCÊ TREINA COM O SISTEMA “CONFUSÃO DE MÚSCULOS” 20, 10, 16, 8, 12, 6, 8 E 4 REPETIÇÕES POR EXERCÍCIO, VOCÊ ADICIONA E DEPOIS TIRA O PESO ENQUANTO AS SÉRIES AVANÇAM? NÃO VEJO COMO POSSA FUNCIONAR DE OUTRA FORMA. EM ALGUNS CASOS O PESO VAI SER PESADO DEMAIS E EM OUTROS MUITO LEVE, NÃO É?

            Essas duas primeiras séries de 20 e 10 não contam. São aquecimento para me acostumar com o exercício. Começo com peso leve e na segunda série adiciono peso. Começo com 16 repetições, dali meu treinador Marshel faz 16 repetições. Adicionamos peso e fazemos 8 repetições, depois 12 com o mesmo peso que fizemos as 8. Logo puxamos mais peso ainda para 6 repetições. A série de 10 é mais pesada e a de 5 mais ainda. Parece confuso, mas não é. Não se preocupe com tentar copiar o exercício e as repetições, se fizer 5 ou 7 séries de um exercício e a variação das repetições forem todas diferentes provavelmente você irá alcançar o mesmo efeito.

SIBIL, QUAL É A SUA ABORDAGEM COM OS CARBOIDRATOS? VOCÊ CONTINUA COM OS CARBOIDRATOS QUE VINHA CONSUMINDO DURANTE A PREPARAÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES? REALMENTE ISSO IMPORTA? E, COMO VOCÊ DETERMINA QUÃO CEDO COMEÇAR E QUAL É A QUANTIDADE PARA USAR? TEM UMA FÓRMULA ESPECÍFICA, OU VOCÊ COMEÇA DEVAGAR E VAI INCREMENTANDO DIA APÓS DIA, SE FOR NECESSÁRIO? FINALMENTE, QUE TIPO DE CARDIO VOCÊ SUGERE PARA FICAR PRONTO PARA UMA COMPETIÇÃO? INTENSIDADE BAIXA POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO OU ALTA INTENSIDADE POR UM CURTO PERÍODO DE TEMPO A CADA DIA?

            Não tem uma forma única sobre como se carregar de carboidratos que funcione para cada atleta. Algumas pessoas precisam de mais dias do que outras, em maiores ou menores quantidades. Geralmente, caras grandes precisam de mais tempo e mais carboidratos do que um homem menor ou uma atleta feminina. Você tem que trabalhar alguns dias e manter um relatório do que come e como você se vê com o passar do tempo para ter uma fórmula ideal ou quase ideal para cada pessoa. Eu normalmente faço o carregamento de carboidratos com as comidas que uso na preparação. Usualmente não é uma boa idéia começar a se alimentar com coisas que o seu corpo não está acostumado, porque você pode ter uma reação alérgica ou retenção de líquido. Então, todas essas semanas de dieta e cardio não irão aparecer no palco da forma que deveriam. Também tenho atletas que comeram junk food na noite anterior, e isso funcionou perfeitamente para eles. Mais uma vez, não pense que isso irá funcionar com você!

Para o cardio, gosto de dividi-lo em três pequenas sessões ao invés de uma ou duas mais longas: manhã: escada – 20 a 30 minutos (antes do café da manha); meio dia: bicicleta fixa – 30 minutos (depois dos  pesos); noite: caminhada rápida – 30 a 40 minutos (antes de deitar).

A intensidade deve ser o suficiente para você respirar forte e começar a suar, mas não deve malhar suas pernas e sentir como se fosse outro treinamento. Você deve queimar gordura não tecido muscular.

SIBIL, TREINO TODAS AS NOITES ENTRE 7.30 E 8.30 HORAS, NORMALMENTE TOMO MEU SHAKE PÓS-TREINAMENTO COM PROTEÍNA DE SORO E CARBOIDRATOS, LOGO APÓS UMA ÚLTIMA REFEIÇÃO (CLARAS DE OVO COM DUAS OU TRÊS GEMAS) OU UM SHAKE DE PROTEÍNA COM NOZES. VOCÊ ME RECOMENDA COMER CARBOIDRATOS NA ÚLTIMA REFEIÇÃO?

            Depende de quão rápido é seu metabolismo. Se você demora muito para ganhar músculos e não engorda facilmente, vá em frente e coma uma quantidade moderada de carboidratos em sua última refeição. Mas se, pelo contrário, você quer ficar mais magro, tome o shake de proteína e alguma gordura saudável nessa última refeição, do jeito que você está fazendo. Os carboidratos do seu shake pós-treinamento devem ser suficientes para repor o glicogênio dos músculos que você perdeu com o treinamento.

ROELLY WINKLAAR.1 202x300 A BESTA HOLANDESA

ROELLY WINKLAAR 201x300 A BESTA HOLANDESA