TREINAMENTO EXCÉNTRICO NO PRESS DE BANCA

TREINAMENTO EXCÉNTRICO NO PRESS DE BANCA

 

POR Michael Rudolph

 

O típico movimento de levantamento de pesos pode se dividir em três segmentos únicos que incluem as fases:

 

–Concêntrica

–Isométrica

–Excêntrica

 

No press de banca, por exemplo, o segmento inicial é a fase excêntrica que implica abaixar a barra até o peito.

 

A segunda fase, que seria a isométrica, vem, em seguida, no momento em que a barra pára no peito.

 

E finalmente a fase concéntrica quando a barra é empurrada para cima. Essas fases têm alguma influencia no desenvolvimento muscular.

 

O alongamento forçado da célula muscular que ocorre durante a fase excêntrica cria a maior quantidade de tensão, produzindo um extenso dano muscular. Esse dano no músculo inicia uma resposta inflamatória que estimula a reparação das células do músculo e o crescimento.

 

Além disso, o treinamento excêntrico também estimula o IGF-1 e a atividade do mTOR4, melhorando a taxas de síntese protéica nos músculos. Novos estudos ressaltam alguns mecanismos construtores de músculos estimulados pelo treinamento excêntrico, junto com formas inovadoras para utilizar essa potente técnica na busca de maximizar os ganhos de tamanho e força.

 

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